Como usuário de Android, você provavelmente sabe do apelo de um Iphone, do status que ele gera na nossa sociedade… no ecossistema integrado… Mas o que faz o iPhone realmente especial? O valor investido? Sim… Mas o mais importante é a segurança por trás da fama da Apple.

Você sabia que é possível também ter toda essa segurança em um Android também?

Para isso, você precisa entender os riscos e como se prevenir para evitar o vírus Pink WhatsApp e deixar o seu Android mais seguro!

O que é o WhatsApp Pink?

WhatsApp Pink é um aplicativo que promete mudar a cor da interface do WhatsApp. E apesar de ter uma proposta inofensiva de apenas “pintar o seu WhatsApp de rosa”, ele não está disponível na Play Store.

Opa, esse é o primeiro sinal vermelho!

Para fazer o download do WhatsApp Pink é necessário recorrer à internet e baixá-lo de modo “não oficial” como APK.

E só pra esclarecer: APK é nome dado ao formato de aplicativo, assim como .exe é a extensão de programas executáveis para computadores.

Mas se ele é inofensivo, por que não disponibilizá-lo na Play Store?

Adivinha…

Por que vírus Pink WhatsApp?

O WhatsApp Pink é um aplicativo malicioso que, ao ser executado, vai mostrar uma mensagem de erro “aplicativo com erro de execução” e ao tentar usá-lo novamente, ele vai desaparecer, deixando você sem a atualização de interface e ainda com um problemão.
Que problema?!

Esse problemão é o seguinte: apesar dele ter desaparecido, não foi desinstalado e continua sendo executado em segundo plano.

Ele age de forma escondida, enviando mensagens pelo próprio WhatsApp, e também por outros apps de mensagem como Telegram e Signal, convidando seus contatos a também experimentarem o app. O que consequentemente faz mais gente ter o telefone infectado. E ele tem uma rede exponencial de vítimas.

Entretanto, é importante ressaltar que até o momento não foi relatado nenhum grande problema causado pelo WhatsApp Pink como roubos de informação, vazamento de dados de vítimas, nem nada, além da frustração de um app não cumprir o que promete.

Mas é necessário ter cuidado, afinal, é um perigo eminente, que pode se transformar em um desastre para vários usuários que fizeram o download.

Outro ponto que é importante deixar claro sobre o WhatsApp pink é que…

PinkApp não é o WhatsApp Pink!

Isso é importante de frisar:

A PinkApp (esta quem vos fala) é um app legítimo de comunicação que serve para comunicação interna de uma empresa integrada ao WhatsApp.

Para não correr o risco de má interpretação, fica aqui o link da nossa página principal para você confirmar com os seus próprios olhos: ww.pinkapp.com

Ah, e fica tranquilo, não vamos pedir para você baixar nada nem instalar nenhum aplicativo APK 😜😊

Portanto, tanto a gente quanto os nossos clientes podem deitar a cabeça no travesseiro tranquilamente, diferentemente do WhatsApp Pink que é um app que, além de ferir as políticas do WhatsApp, abre uma brecha de segurança no seu Android.

Por que só o Android corre risco e a Apple não?

O Android tem um ecossistema menos fechado do que o da Apple, porque precisa caber em vários dispositivos diferentes de várias marcas. E essas lacunas permitem de forma fácil fazer o download de aplicativos (apk) na internet.

E tem menos barreiras de proteção de dados, como autorização explícita de cada ação que os aplicativos podem fazer dentro do celular. Tornando-o mais vulnerável.

Mas se você quiser saber mais, aqui no blog já tem um texto falando porque o iPhone é imune ao vírus do WhatsApp Pink.

Então, neste caso:

Antivírus é útil para prevenir e tratar vírus no Android?

De 2017 pra cá, desde as versões mais básicas até as mais avançadas de Android são protegidas pelo Google Play Protect. Este “antivírus” nativo age como um preventivo para malwares, não permitindo que apps mal intencionados instalem-se no Android.

Então, os aplicativos de antivírus para aparelhos celulares são apenas desperdícios de espaço e bateria em um telefone.

Mas isso não quer dizer que você deva confiar cegamente no “antivírus” do Google e deixar de tomar medidas preventivas.

Por isso, vamos pensar de forma prática…

Como evitar o vírus Pink WhatsApp e deixar o seu Android mais seguro?

#1 Baixe apenas aplicativos pela loja oficial da Play Store.

A Play Store tem uma curadoria de qualidade antes de aceitar um app, portanto confie na distribuidora da sua loja nativa que o processo de deixar o seu aparelho seguro será mais confiável do que usar apenas o seu discernimento ao baixar um app da internet.

#2 Não clique em links suspeitos

Sabe a máxima da sua mãe de “não fale com estranhos”? Na internet a máxima é bem parecida: “não clique em links suspeitos”, mesmo que você conheça muito bem quem enviou.

Por quê?

Porque você não sabe se quem enviou foi realmente esse seu amigo ou parente ou um app mal intencionado como o WhatsApp Pink ou outros golpes.

E caso abra, tenha certeza que o site é seguro e não faça nenhum download.

Por fim, mais um alerta:

Se por acaso aparecer uma tela dizendo que “O seu android foi infectado por um vírus”, ignore! Essa é apenas uma propaganda que circula na internet, mas também é um golpe.

#3 Cuidado com redes de wifi públicas

Provavelmente o seu wifi de casa tem um firewall e é protegido por senha, tornando a utilização mais segura.

Mas quando você está na rua, em uma rede compartilhada, você deixa o seu computador aberto para outras pessoas que também estão usando a mesma rede se conectem remotamente.

Por isso, caso você precise usar uma rede, em um café por exemplo, o ideal é que você desative o compartilhamento de arquivos, navegue em sites seguros e ative a verificação de duas etapas para redes sociais.

No caso de usar um wifi aberto, dê preferência ao 4G ao acessar informações mais sensíveis, como apps de bancos. Dessa forma, você pode minimizar qualquer risco de invasão.

Portanto…

A PinkApp é um aplicativo de mensagens instantâneas corporativas que quer otimizar e organizar a comunicação, enquanto o WhatsApp Pink é um vírus de celular que tem o intuito de se espalhar e antivírus não fazem diferença para exterminá-lo, só gastam bateria e espaço de memória do seu aparelho Android.

Por isso, as melhores formas de prevenção são baixar apps direto na loja oficial da Play Store, não acessar links e sites suspeitos e tomar cuidado com as redes wifi públicas, dando preferência ao 4G, principalmente para acessar apps com informações mais sensíveis, como apps de bancos.