Por que não existe WhatsApp Pink no iPhone?

O que torna o iPhone imune ao WhatsApp Pink são questões de segurança de dados e um sistema operacional redondo contra invasões. 

A Apple pensa muito em segurança, tanto que o seu sistema tem alguns mecanismos para que um aplicativo não acesse o outro e hoje, a partir do IOS 14, deixa os iPhones e os dados dos clientes mais preservados ainda.

O IOS 14 nasceu com a premissa de “os usuários devem conceder permissão antes de serem rastreados”.

Portanto, a partir dessa versão, o aparelho pede o consentimento do usuário para compartilhar os dados de navegação com aplicativos ou sites.

E esse é um passo a mais de segurança que é muito bem-vindo para ajudar a proteger cada vez mais o consumidor e ser aliada da LGPD na questão do consentimento para a captação do dado.

E onde entra o WhatsApp Pink no iPhone nessa história de segurança?

Como você já viu aqui no blog, o WhatsApp Pink é um golpe que promete transformar a interface do WhatsApp, mas que na verdade não faz nada do prometido. Depois que é instalado no aparelho, ele desaparece e continua rodando de maneira oculta para se espalhar e infectar outros dispositivos.

Ele envia mensagens inocentes para “pintar seu WhatsApp de rosa” com o link para baixar WhatsApp Pink para os seus contatos, que por sua vez caem no golpe também.

Dessa maneira, o WhatsApp Pink tem acesso a todo o telefone do usuário podendo acessar até apps de banco, localização, etc.

Um perigo!

E é exatamente aí que vem o grande ponto dificultador do IOS para a atuação do WhatsApp Pink: a restrição de acesso a outros apps por questão de privacidade e segurança, principalmente depois do IOS 14, em que há o pedido de aceite explícito para compartilhamento de dados pelo iPhone.

Então, não há a possibilidade baixar aplicativos clandestinos como o WhatsApp Pink no iPhone.

Você deve estar se perguntando: “Então como as pessoas podem baixar o WhatsApp Pink?”

As lojas de aplicativos não disponibilizam o WhatsApp Pink. Sendo assim, ele só há a possibilidade de encontrá-lo em sites clandestinos em formato de APK.

O que é APK?

Apk é o nome do arquivo de instalação de aplicativos. Ou seja, é uma forma compactada de informações e instaladores que são necessários para um aplicativo android ou IOS funcionar no seu telefone.

Existe alguma forma de burlar essa regra?

Sim, fazendo uma modificação nas configurações do iPhone e quebrando a segurança do aparelho, chamada jailbreak.

Mas é importante deixar claro que caso faça o procedimento você, além de perder a garantia, deixará o seu telefone vulnerável para outros malwares (vírus).

Afinal, o WhatsApp Pink é um vírus que tem o objetivo de se espalhar tanto por mensagens para outros WhatsApps quanto por Telegram e Signal.

Aproveitando que estamos falando de WhatsApp Pink no iPhone, gostaria de deixar cristalino, ou melhor, em letras piscantes neon cor de rosa que o WhatsApp Pink não é a PinkApp (a dona deste blog).

A PinkApp é uma ferramenta de comunicação para empresas que têm funcionalidades próprias para a comunicação interna entre empresas, mas é integrada também ao WhatsApp.

E que no fim do dia, deita a sua cabeça tranquila no travesseiro porque é uma solução lícita, ao contrário do WhatsApp Pink.

Portanto, o grande motivo para você não conseguir fazer a mudança de cor do WhatsApp Pink no WhatsApp de um iPhone é a segurança.

Afinal o sistema IOS vai jogar todos os seus anticorpos para proteger os dados do seu sistema, vai pedir autorização para que o app acesse outros apps e configurações do seu telefone e vai dificultar massivamente que você faça downloads de aplicativos fora da loja oficial.