como ter o selo de verificacao

Por que você quer o selo de verificação do WhatsApp?

Se for uma questão de segurança, você está certo em procurar todas as alternativas para se proteger e proteger os seus clientes.

Afinal, ouvi um caso que me arrepiou até os pelos do pescoço.

Então, vou te contar esse caso também.

Não é para você ficar desesperado e querer largar o app que está no bolso de quase todos os brasileiros, mas um alerta do que está acontecendo e como se prevenir:

João tem uma empresa de joias que atende majoritariamente idosos de classe alta. Ele tem uma relação com esses clientes há anos, sempre uma relação de confiança e parceria. Inclusive, seus clientes não pagam nem em cartão de crédito, a maioria paga à vista e antecipadamente, já que as joias são confecções exclusivas.

De um tempo pra cá, João começou a usar o WhatsApp para falar com os clientes, afinal é importante se modernizar, não é mesmo?

Comprou um celular exclusivo para a empresa, instalou o WhatsApp Business e começou a atender por lá.

Super prático, os clientes já até se acostumaram a pagar por link de pagamento e até mesmo PIX. Quem diria que os idosos seriam tão avançados para usar a internet assim. Tudo isso foi uma mão na roda. Essa atualização foi a melhor coisa que ele fez!

Até que um dia uma mulher ligou para o telefone por um número desconhecido. João ficou empolgado achando que era uma nova indicação de um cliente. E atendeu o telefone todo empolgado:

– Alô!

Do outro lado da linha a mulher com uma voz de atendente de telemarketing disse:

– Alô, boa tarde, estou falando com o responsável da João Jóias? Me chamo Carla e sou atendente do WhatsApp.

– Pois não, Carla, aqui é o João, dono da João Jóias.

– Senhor João, estive verificando aqui e no meu sistema o seu WhatsApp será desabilitado em 48hs se não fizermos a verificação de segurança. Vou estar enviando um código de verificação para o senhor corrigir esse problema. Vai aparecer no seu telefone o código de 6 dígitos numéricos, basta me informar para terminarmos a verificação.

E inocentemente assim João fez, passou o código para a atendente.

E automaticamente o WhatsApp Business desapareceu do telefone dele. Como ele acreditou ser uma manutenção momentânea, não ligou.

Algumas horas depois, João recebe ligações de clientes falando sobre conversas estranhas, parentes preocupados com um suposto sequestro, amigos que emprestaram dinheiro sem ele pedir. Ou seja, uma confusão só. Mas ele não estava entendendo nada. Como ele poderia ter sido sequestrado se ele estava ali, como poderia ter pedido dinheiro emprestado se ele não estava com problema de dinheiro e como poderia ter cobrado joias que não houve pedido algum.

Foi então, se sentindo a pessoa mais impotente do mundo, ele entendeu que era um golpe. Um golpe muito bem articulado, mas um golpe.

Correu para polícia, mas eles não conseguiriam identificar o estelionatário, afinal Carla provavelmente não era o nome da pessoa.

Então, João ficou desesperado e com muito medo de usar o WhatsApp novamente. Mas foi essa ferramenta que fez o negócio dele crescer exponencialmente. Então, precisava continuar, mas precisava também de mais segurança.

Essa foi uma história real e com o tempo tudo se resolveu, João trocou de telefone e conseguir corrigir a confusão com seus familiares e fornecedores. Já seus clientes, conseguiram o dinheiro de volta a partir do seguro do banco.

Mas fique atento:

Se você, assim como o João, se sente inseguro de sofrer um golpe no WhatsApp, saiba que é possível aumentar a segurança do aplicativo e o selo de verificação é apenas uma dela.

Por isso, eu vou te dar duas notícias: uma ruim e uma boa.

Vamos começar pela ruim porque eu tenho certeza que a boa vai acalentar seu coração.

A notícia ruim é que ainda não está disponível a solicitação do selo de verificação do WhatsApp para ampla maioria das empresas.

Apenas algumas gigantes do mercado têm acesso a essa certificação, normalmente as empresas que tem a API (Interface de Programação de Aplicativo) diretamente ligada ao WhatsApp, como o Netflix.

Então, você provavelmente está pensando: “eles me deixaram a Deus-dará”?

Não!

A notícia boa é que existem outras formas de se proteger de golpes e é isso que você vai aprender agora.

Vamos a primeira forma: a verificação de duas etapas do WhatsApp Business.

Essa opção você pode fazer diretamente no seu telefone e não muda nenhuma função do aplicativo. Você ainda poderá usar o telefone e o WhatsApp web normalmente, a única questão é que pedirá uma verificação a mais com uma senha PIN.

Essa é uma forma de ter mais proteção, porque adiciona mais um passo na troca de aparelho e evita que apenas com o código de 6 digitos alguém clone seu WhatsApp.

Vamos ao passo a passo para ativar a verificação de duas etapas do WhatsApp Business:
  1. Abra as configurações do WhatsApp e clique em “Conta”
  2. Selecione “Confirmação em duas etapas”;
  3. Escolha um PIN para acessar o número de WhatsApp em outro telefone e confirme o PIN.
  4. Por fim, adicione um e-mail de recuperação de PIN e confirme o e-mail.

Mas caso você prefira em vídeo, aqui está:

Essa é a forma mais básica de proteger sua conta do WhatsApp Business.

Mas existe uma outra forma que, além de proporcionar mais proteção, tem outras vantagens:

A API Oficial do WhatsApp Business

O que é uma API?

API (Aplication Programming Interface), que em português significa Interface de Programação de Aplicativo, é um conjunto de códigos e rotinas e programação que dão acesso a um software ou plataforma da internet.

Trocando em miúdos, é como se fosse um cabo que vai levar as informações do seu software de atendimento para o seu cliente por meio do WhatsApp. Ou seja, você vai unir um sistema ao WhatsApp.

E por que ela é mais segura?

A API é mais segura por causa do processo de implementação.

Hoje, o WhatsApp não faz o processo sozinho, mas utiliza brokers parceiros que fornecem a integração para empresas que tem softwares internos ou empresas de chat, assim como a PinkApp.

Quando uma empresa quer integrar o sistema com a API do WhatsApp, há uma avaliação e, se a empresa cumprir os requisitos, poderá usar a API.

E esse processo de integração é feito diretamente com o broker e não passa por nenhum celular nem precisa de nenhum código de verificação para confirmar a conta. Assim, aquele problema de o telefone ser clonado por estelionatários se torna nulo.

Além disso a API tem outras vantagens que o aplicativo comum do WhatsApp não possui.

Por exemplo:

– Possibilitar ter mais de um atendente por número de telefone. Que, se você não precisa agora, vai precisar assim que o seu negócio crescer. O que não vai demorar muito.

Chatbots (robô para atendimento) para aumentar a capacidade de atendimento do seu time com o mesmo tempo de trabalho e tornar seus colaboradores mais eficientes. Essa é uma medida vantajosa, principalmente para empresas maiores que tem vários setores e o bot serve para o redirecionamento dos clientes que chegam.

Histórico de conversas salvos em seus próprios softwares ou no software que está utilizando a API. Isso é muito útil para evitar perda de informações valiosas para sua operação.

Como vimos, a API do WhatsApp não é um software que você pode usar de maneira fácil, é uma forma de integração e você precisa ter uma plataforma própria para utilização, normalmente desenvolvida pelo seu time de TI (tecnologia da informação).

Entretanto, não são todas as empresas que tem um time de engenharia da computação. Por isso, a PinkApp nasceu para aproximar a tecnologia e segurança a todas as empresas que normalmente não teriam. É como ter um setor de tecnologia dentro da sua empresa que permite você focar no que realmente importa: seu produto ou serviço.

Quais as vantagens de usar a API do WhatsApp pela PinkApp?

A PinkApp permite colocar quantos atendentes quiser no mesmo número de WhatsApp e organizar essa experiência com chatbots de triagem, filas e ter a comunicação interna e externa no mesmo lugar.

Calma, é muita informação, mas eu já explico para que serve cada coisa.

Quando sua empresa começa a crescer, o primeiro grande desafio que você enfrenta é a impossibilidade de ter mais de um atendente por número da empresa. Então, você tem mais probabilidade de sofrer o mesmo golpe do João, só que multiplicado, já que é necessário aumentar a quantidade de telefone, sem contar o custo invisível de não saber o que está acontecendo nos atendimentos.

Ou seja, ter mais de um atendente no mesmo telefone é o ideal porque tem menos números para se preocupar e diminui os custos.

Afinal, junto com os novos telefones para atendimento vem: custo do aparelho e as contas que aparecem mensalmente para manutenção do plano telefônico.

Outra grande vantagem de usar a PinkApp é o chatbot de triagem.

Com essa opção é possível direcionar especificamente para o departamento desejado. No caso do João, ele tem o departamento de reparo, de compras, e no mesmo telefone também fala com fornecedores. Ou seja, uma bagunça. Com o chatbot, ele pode organizar esse fluxo de entrada de clientes para os atendentes certos para ele se preocupar com coisas mais importantes da empresa como gerenciamento de equipe.

Falando em equipe, a PinkApp proporciona também metrificar e ter controle da qualidade de atendimento.

Ou seja, a qualquer momento, você pode entrar em uma conversa para verificar um detalhe do pedido ou conferir se o seu cliente está sendo bem atendido.

Além disso, é possível colaborar no atendimento.

Ou seja, você e quantos atendentes quiserem podem falar simultaneamente com o cliente (em uma conversa direta, mas que funciona como um grupo).

É possível ainda privar uma conversa e até colocar senha.

E, por fim, é possível ter a comunicação interna no mesmo lugar que a comunicação externa.

Ou seja, em um mesmo lugar você concentra todas as informações da sua empresa e nenhuma informação será perdida.

São muitas as vantagens de usar a API do WhatsApp Enterprise + PinkApp.

Se você não quer marcar bobeira com a segurança do seu número de WhatsApp e não quer cair no mesmo golpe do João, a PinkApp é a ferramenta perfeita para você.