Você provavelmente já ouviu falar sobre golpes no WhatsApp (talvez até tenha caído ou conheça alguém que já caiu). Inclusive, o WhatsApp Pink é um deles, que já falamos por aqui. Por isso, hoje, você aprenderá como se proteger do WhatsApp Pink e outros golpes no WhatsApp!

Antes da gente começar, preciso te lembrar que a PinkApp não é o WhatsApp Pink e você pode entender tudo no texto WhatsApp Pink: o golpe está aí, cai quem quer.

Agora, continuando…

Vamos relembrar o que é o WhatsApp Pink…

Esse é um aplicativo que promete colorir o WhatsApp de rosa e é famoso principalmente entre crianças e adolescentes. Mas o que parece uma modificação de interface inofensiva é na realidade um “cavalo de troia” que envia mensagens para outros WhatsApps ou aplicativos de mensagem como o Telegram e Signal.

E esse perigo vai além do poder do WhatsApp Pink se espalhar como um vírus. O mais alarmante é que ele tem acesso a outras partes do seu celular além do app de mensagens. Ele tem acesso a apps de banco, agenda de compromisso, e outras contas salvas no seu telefone.

Ele tem acesso à sua vida toda!

Você quer arriscar tudo isso para simplesmente mudar a cor do seu WhatsApp?

E o pior, ele não cumpre o que promete. O aplicativo envia uma mensagem de erro depois da primeira vez que é executado e some, tornando imperceptível no Android.

Outro exemplo de golpe que acontece no seu aparelho e que pode afetar o whatsapp são apps espiões.

Não estamos falando aqui da teoria da conspiração em que você é um super gênio e que um espião da CIA precisa roubar o seu elixir da juventude eterna (talvez eu esteja vendo muitos filmes hahaha).

Mas o apps espiões existem e foram feitos para ter acesso à câmera, áudio e até outros aplicativos do telefone, podendo assim obter informações que normalmente não são compartilhadas com essa pessoa.

Isso pode ser feito por um hacker mal intencionado que quer se apossar da sua senha de conta bancária ou apenas de um marido ciumento que quer ter o controle da sua vida e acredita que é traído.

Por exemplo:

Se Bentinho, de Dom Casmurro, tivesse acesso a um app desse, ele não usaria para saber se Capitu o traiu ou não? Claro que usaria!

Mas esses não são os únicos golpes da praça, já falamos aqui no texto dos perigos do WhatsApp Pay, sobre o golpe do Pix.

Esse golpe acontece quando pessoas colocam o número do WhatsApp por meio do código de verificação e transformam esse número de WhatsApp em Pix.

Assim, pedem dinheiro emprestado para os contatos por meio de um pix com o telefone do seu amigo. É difícil desconfiar que não seja o seu amigo que está falando com você.

Afinal, não dá pra negar que os estelionatários são criativos.

Entretanto, tenho certeza que você não quer cair nessa criatividade maléfica. Por isso, você vai aprender a se proteger aqui neste post, porque todo cuidado é pouco quando se trata de cybergolpes.

Então, vamos às dicas para não cair no WhatsApp Pink e outros golpes no WhatsApp:

#1 Proteja o código de verificação contra o WhatsApp Pink e outros golpes

O WhatsApp tem um mecanismo de verificação que confirma se você é dono daquele telefone ao enviar um código por SMS ou ligação telefônica. Dessa forma, você está mais protegido contra golpes que clonam seu número de WhatsApp.

Entretanto, esse golpe ainda acontece, porque de alguma forma os estelionatários conseguem esse código.

Veja o que aconteceu com uma amiga minha:

Certo dia, ela recebeu uma ligação de um “atendente do WhatsApp” dizendo que o telefone dela tinha sido clonado, mas que ela podia ficar tranquila porque ele estava ali para ajudá-la. Para isso, ele precisava confirmar a identidade dela e enviaria um código de verificação do WhatsApp, que ela deveria repetir por telefone. Assim ela o fez. Passado alguns minutos, ela perdeu acesso ao WhatsApp.

Como era tarde da noite, ela deixou para resolver no dia seguinte.

E nesse meio tempo, eu e outros amigos recebemos pedidos de “empréstimo” e seus tios receberam um trote de “sequestro”. Nada disso de fato estava acontecendo, mas as outras pessoas não sabiam disso, então foi o caos. Todos preocupados enquanto ela dormia.

Tudo por causa de um código de verificação compartilhado, por isso, fica o alerta:

NÃO compartilhe o código de verificação do WhatsApp porque não existem atendentes do WhatsApp! Tudo é feito por e-mail por meio de chamados e eles NÃO TEM um atendimento pró-ativo.

E em caso de dúvida, não compartilhe nenhum código e entre em contato por e-mail ou acesso o formulário de contato: https://www.whatsapp.com/contact/?lang=pt_br&subject=messenger

#2 Só baixe aplicativos na loja oficial da Google ou da Apple

As lojas de aplicativos são projetadas para evitar qualquer app malicioso, porque há uma curadoria de parâmetros que os aplicativos precisam obedecer para que as lojas de aplicativos nativas possam disponibilizá-los.

Por isso, só baixe os aplicativos nas lojas oficiais, nada de APK (arquivo executável de aplicativo) em sites de download!

Porque, além de haver a possibilidade de ser um vírus, você ainda pode danificar o seu telefone nesse processo e ter um prejuízo maior do que apenas um WhatsApp extraviado, pode ter o seu telefone invadido e consequências mais sérias.

#3 Cuidado ao preencher pesquisas, outros formulários e clicar em links suspeitos na internet para evitar problemas como WhatsApp Pink e outros golpes.

A mesma premissa de não fazer download de apps suspeitos vale para formulários. Não preencha informações em sites ou apps que você não se sinta seguro. Porque os dados são formas de identificar uma pessoa!

Você pode ler mais aqui no texto sobre LGPD.

Inclusive a própria Apple tem tomado algumas atitudes em relação à clareza e ao consentimento para o compartilhamento a partir do IOS 14, o que facilita cada vez mais ao usuário tomar a decisão se quer compartilhar seus dados ou não.

Entretanto, o sistema Android ainda não tomou nenhuma providência sobre o assunto, mas o mercado caminha, a partir de leis reguladoras, para a proteção dos dados dos consumidores e a privacidade, principalmente de dados sensíveis.

Além disso, é preciso ficar de olho na sua navegação e links encaminhados no WhatsApp. Se o link parecer suspeito, não tiver o cadeado de conexão segura, não preencha nenhuma informação. Isso evita que vírus entre no seu aparelho e seja baixado silenciosamente.

Por fim, mas não menos importante…

#4 Ative a verificação em duas etapas do WhatsApp

Essa é mais uma forma de se proteger de qualquer golpe que possa acontecer no seu WhatsApp. Porque ele é uma etapa a mais de segurança. Já falamos aqui no texto que você não pode compartilhar o seu código de verificação. Mas convenhamos…

Estelionatários são espertos. E quando a gente acha que é vivido, caímos num golpe como um patinho.

Por isso, o WhatsApp inventou um dispositivo de segurança que dá um passo a além e uma dificuldade a mais.

A verificação de duas etapas é uma senha que você cadastra para fazer qualquer ação do WhatsApp e ela é pedida sempre que for transferir o WhatsApp de aparelho.

Essa senha é sua e é você mesmo quem cadastra no aplicativo e ninguém mais tem acesso a ela.

E se você quiser ver o passo a passo, basta clicar aqui.

E só pra gente fechar com chave de ouro, gostaria de reforçar que a PinkApp NÃO É o WhatsApp Pink!

A PinkApp é uma ferramenta legítima de comunicação que hoje atende mais de 15 mil usuários, que precisam integrar a comunicação interna com o WhatsApp.

O que quer dizer integrada?

Isso quer dizer que você envia e recebe suas mensagens do WhatsApp pela PinkApp por meio de uma API Oficial do WhatsApp (interface de programação), mas é independente, então você também pode falar com os outros colaboradores da empresa sem ter nenhum número conectado.

É o melhor dos dois mundos, porque você consegue centralizar a sua comunicação e ter controle e visibilidade de todas as conversas com os clientes ao mesmo tempo que pode colaborar para resolver os desafios de forma mais rápida.

E a intenção da PinkApp é ser uma ferramenta de trabalho e NÃO muda de maneira nenhuma a cor do WhatsApp e NEM faz nenhuma customização de interface no aplicativo.

O app do WhatsApp fica intacto e você usará a comunicação por meio do seu navegador.

Então, para finalizar…

De maneira geral é simples evitar problemas com WhatsApp Pink e outros golpes no WhatsApp, basta seguir o passo a passo de segurança de não baixar nada fora da loja de aplicativos, tomar cuidado com sites e links suspeitos e ativar a verificação de duas etapas para ter um nível maior de segurança.

Entretanto, se você quer aumentar a segurança do seu histórico, ter mais controle da qualidade de atendimento que seus funcionários dão ao seu cliente e ainda se resguardar de problemas com a LGPD, acredito que você precise conhecer a PinkApp.